Nome completo: Melanie Jayne Chisholm
Data de nascimento: 12 de Janeiro de 1974
Origem: Liverpool , Reino Unido
Gêneros: Pop, Pop Rock
Biografia
Antes de tornar-se uma secretária, Joan havia atuado como cantora e dançarina de cabaret durante algum tempo, o que justifica, em parte, a atração que a pequena Melanie C sentiu pela música já em seus primeiros anos de vida. Mas esse não era o único interesse da menina. Os esportes também a fascinavam – especialmente o futebol. Até hoje, Melanie C é uma torcedora fanática do time de futebol inglês Liverpool FC e acompanha cada passo da trajetória do clube sempre que pode.Quando Melanie era muito pequena, uma situação delicada tumultuou sua vida: seu pai Alan, decidiu abandonar a esposa Joan, afastando-se da família. Joan voltou a se casar – desta vez com Dennis O’Neill (que já tinha um filho chamado Jarrod e com quem ela teve um filho chamado Paul), atual padrasto de Melanie. Na escola foi uma aluna mediana, que se relacionava bem com todos os colegas. Nem o fato de ter sido apelidada de “Holanda” (“porque é um país muito plano”, como ela própria explicaria mais tarde), pelo fato de ser muito magra, provocou alguma reação irada nela.
Para garantir seu passaporte para o estrelato, Melanie também começou a dedicar -se ao balé quando criança – já que sonhava em ser uma bailarina clássica.
—————————————————————————————————————————————-
Carreira com as Spice Girls
1994-1996
Melanie tinha 20 anos, havia acabado a faculdade em Londres e estava desempregada. Muitas vezes Melanie teve que levar algumas comidas dos supermercados sem pagar. Ela contou ao The Observer: “eu levava aquelas quase fora da validade“.
Melanie já era uma das cinco finalistas para o musical Cats, quando adoeceu de amidalite crônica que a deixou sem voz, impedindo sua presença nas audições.
Ela foi dispensada de Heatcliff e Cats, e Bob e Chris Herbert já tinham formado o grupo de garotas com Lianne Morgan, Michelle Stephenson, Melanie Brown, Geri Halliwell e Victoria Adams.
Bob e Chris decidiram tirar Lianne do grupo por ela parecer mais velha que as outras garotas.
Em maio de 1995, elas fizeram com que uma fita demo com suas gravações, realizadas no Trinity Studio, chegasse às mãos de Fuller. Em seguida, invadiram o escritório do empresário, dizendo que ele era o homem certo para transformá-las em estrelas. Ao se associar às Spice Girls, Simon não cometeu o erro de Bob e Chris Herbert. O novo acordo seria mais uma parceria, em vez do esquema militar adotado por Bob e Chris.
Em 1996 Melanie C, ao lado de Melanie Brown, Geri Halliwell, Emma Bunton e Victoria Adams, foi lançada ao estrelato como integrante do grupo Spice Girls com o lançamento de Wannabe. O álbum de estréia do grupo Spice veio a ser primeiro lugar em todo o mundo. Como sempre se apresentava usando roupas esportivas e com rabo-de-cavalo, Melanie C recebeu o apelido de Sporty Spice da revista Top of the Pops, que achou muito pesado chamá-la de Lesbian Spice, pois a banda era seguida por muitas crianças.
1997-1999
Dia 14 de janeiro de 1997, as Spice Girls começaram sua invasão aos Estados Unidos. Wannabe foi lançado e foi a melhor estréia de artista britânico nos Estados Unidos, em 11º lugar, quatro semanas depois chegando ao 1º lugar e ficando lá no topo por 4 semanas. Depois elas quebraram o próprio recorde, com a estréia de Say You’ll Be There em 5ª posição nos Estados Unidos, lançado lá dia 6 de maio. Semanas depois chegou ao 3º lugar.
Quando Melanie chegou em casa com tatuagens, piercings e um dente de ouro, Joan acabou gostando da idéia e decidiu tatuar os símbolos da “força” e da “mulher” em japonês, no mesmo lugar que a filha!
A imprensa, no começo, ria do comportamento tímido e calado de Mel C, apesar de sempre a elogiar como a mais talentosa do grupo. Mas após o Brit Awards 97, a Sporty Spice mostrou que também conhecia os ingredientes para causar uma boa polêmica: no palco da premiação, ela provocou Liam Gallagher do Oasis que havia dito que as Spice Girls não ganhariam prêmio nenhum naquela noite. Após as Spice Girls terem ganhado dois, Mel C gritou para ele no microfone: “Liam, come and have a go if you think you’re hard enough!”, algo como: “Venha e critique se pensa que é durão o bastante”!
Diferente dos outros singles, Mama/ Who Do You Think You Are só foi lançado no Reino Unido e especialmente no dia 3 de março, o dia do Comic Relief. As Spice participaram do Red Nose Day no dia 14 de março e doaram as vendas do single para a campanha, que ajuda as pessoas pobres do Reino Unido e África.
Em 1998, Melanie fez sua estéia solo em um dueto com o cantor Bryan Adams na canção When You’re Gone, alcançando o #3º lugar na parada britânica em sua primeira incursão sem as outras Spice Girls. A música não faz parte de nenhum álbum solo de Melanie C, embora venha como faixa bônus e do álbum Northern Star em alguns países.
No final do ano, Melanie C voltou com as Spice Girls em Dezembro de 1998 para o lançamento do single Goodbye, a música chegou ao #1 da parada inglesa se tornando o 8º single nº1 do grupo no Reino Unido e o 3° single Natalino consecutivo das Spice Girls a estar no primeiro lugar nas rádios, igualando-as aos Beatles. O single, primeiro sem os vocais de Geri Halliwell, foi um fenômeno, vendendo mais de 6 milhões de cópias no mundo.
Após o single, as Spice Girls decidiram dedicar o ano de 1999 à suas carreiras solos e outros planos. Melanie se dedicou exclusivamente a produção do seu primeiro disco solo. O primeiro single, Goin’ Down, lançado em 27 de setembro de 1999, foi mal recebido pela crítica, que não gostou da mudança radical no visual de Melenie e dos palavrões que ela canta na música, o clipe foi proibido de passar em vários canais de televisão, pela performance agressiva e dos palavrões, isso prejudicou a divulgação.
Ainda no dia 27 de setembro, Melanie iniciava sua turnê de divulgação com 14 shows, passando por Reino Unido, EUA, Canadá, Austrália, Japão, Alemanha, Itália, Espanha, França, Países Baixos e Dinamarca.
Em 18 de outubro, finalmente o álbum solo, Northern Star, foi lançado estreando em quarto lugar entre os álbuns mais vendidos no Reino Unido. Este foi o primeiro álbum solo de Melanie C a ser lançado nos EUA.
Em 22 de novembro de 1999, apenas 7 semanas depois de Goin’ Down, o single título do álbum, Northern Star, fez algum sucesso, apesar de ter alcançado a mesma posição nas paradas que seu antecessor, o quarto lugar.
2000-2002
Em 2000 é lançado Never Be The Same Again, o terceiro single do álbum Northern Star, dueto com a integrante do grupo TLC, Lisa Left-Eye Lopes, foi lançado dia 20 de março e alcançou imediatamente o número #1 nas parada inglesas e em mais 10 países, fazendo grande sucesso. O quarto single do álbum foi a versão remixada de I Turn To You que também alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e em outros 6 países.
Em abril de 2000, Mel e Lisa foram no Top Of The Pops cantar Never Be The Same Again. Os Westlife estavam na época, cantando a música Fool Again e competiam com as duas garotas a posição do single mais vendido. O integrante do grupo, Kian, já havia falado mal do namoro de J e Mel pouco tempo antes, mas, no dia do Top Of The Pops, mandou uma garrafa de champanhe para Mel e Lisa, comemorando o número 1 da música delas. Logo depois, os Westlife subiram ao palco e imploraram aos fãs que comprassem o single Fool Again em vez de Never Be The Same Again! Estava iniciado o conflito entre Mel e os Westlife.
Melanie desmentiu os rumores lésbicos e justificou o ganho de peso por estar tomando shakes enérgicos, que foram “traduzidos” pela imprensa como esteróides, gerando mais e mais rumores.
Em 16 de novembro de 2000 acontece o MTV Europe Music Awards em Estocolmo, Suécia, com Melanie indicada a 3 prêmios e pronta para se apresentar com as Spice Girls no palco. Rumores aparecem nos tablóides de que Mel teria afirmado que esta seria a última apresentação das Spice Girls.
Mais polêmica é gerada sobre o fim do grupo quando, sem querer, Melanie em entrevista televisiva a Frank Skinner, dia 20 de novembro, diz a frase: “desde que eu saí das Spice Girls…”. Logo depois ela esclarece que tinha formulado mal a frase, se referindo a “desde que ela começou a carreira solo…”.
Dia 27 de novembro é lançado o último single de Northern Star: If That Were Me. O lucro com a vendagem do single foi doado para o projeto No Place Home da instituição Kandu Arts.
Em 2001, o ano já começou com Mel tendo um problema nas cordas vocais a partir de uma simples gripe. Ela havia ficado gripada no Natal de 2000 e a gripe se transformou em uma forte infecção viral na garganta, quando ela viajou para curtir a praia de Barbados, no seu aniversário. A infecção atingiu suas cordas vocais e Melanie foi forçada a cancelar algumas datas da sua turnê: “Os especialistas me disseram que se eu continuasse com a turnê como planejado, eu não chegaria ao fim da mesma e, talvez nem chegasse a cantar de novo.”
A turnê mundial finalmente começou em fevereiro.
Melanie chegou à Israel para fazer show em uma época em que vários artistas tinham cancelado suas apresentações lá por causa do aumento de ataques entre israelenses e palestinos. Mel deu um comunicado: “Eu não estou com medo de estar aqui. Eu estou me informando de tudo o que está acontecendo neste país. Eu tenho fãs aqui, e se eles vivem aqui e estão bem, eu estarei bem também.”
No mesmo ano, Melanie começou a receber ameaças de morte e pacotes com conteúdo explícito e partes de um aparelho aspirador mandados por fã. A polícia passou a investigar o caso e a notícia foi divulgada em vários jornais. Logo o homem foi preso.
Desde de março de 2002, surgiram rumores de que uma das músicas do novo álbum se chamaria Here It Comes Again.
Em abril, foi lançada a trilha sonora e o filme Driblando o Destino (Bend It Like Beckham), com a nova versão da música Independence Day de Mel, não-lançada anteriormente, mas já conhecida pelos fãs, por ser cantada nos shows. Mel compareceu à premiere do filme, que em uma das cenas também usou a música I Turn To You.
2003-2004
Here It Comes Again, o primeiro single do segundo álbum solo, Reason, é lançado em 24 de fevereiro de 2003.
Com a entrada em 7º lugar de Here It Comes Again nos charts, começaram a aparecer rumores de que a gravadora Virgin Records estava começando a ficar insatisfeita com Melanie. A informação foi desmentida pela empresária de Mel, Nancy Phillips.
O segundo álbum solo, Reason é lançado em 10 de março, e vem com dedicatória para Tom: “Eu dedico esse álbum para você… você é a minha verdadeira inspiração. Eu te amo. – Melanie“.
A turnê pelo Reino Unido e Irlanda começou em abril e fez muito sucesso.
Melanie recebeu um convite para participar de um reality show de esportes chamado The Games. O objetivo do programa era de mostrar uma competição de esportes entre celebridades, recebendo votos dos telespectadores via telefone, o que arrecadava dinheiro para as instituições representadas pelas celebridades. Com o convite aceito, Melanie foi para Sheffield na casa feita especialmente para o programa, onde as celebridades iriam morar durante uma semana.
No dia 11 de setembro, durante uma luta de judô com a Miss Mundo Azra Akin, Melanie levou uma queda, rompendo 3 ligamentos do seu joelho direito. Ela foi levada em urgência para o hospital e precisou de cirurgia para reconstruir seus ligamentos com tendão, metal, parafusos e grampos. Ela ficou algumas semanas sem poder andar e teve que usar um aparelho (uma tala com dobradiças) na perna por um tempo.
Com tudo isso, o single foi adiado várias vezes e até virou um duplo a-side com a inclusão da balada Melt, uma música mais calma para possibilitar a divulgação de Melanie sem precisar se movimentar muito nos palcos de programas de televisão.
Em novembro de 2003 começaram a aparecer notícias sobre a insatisfação de Melanie com a gravadora Virgin Records, alegando que a gravadora não estava interessada na música, só nas vendas.
Dia 30 de dezembro, a saída de Melanie da gravadora Virgin Records é oficialmente anunciada. O porta-voz disse: “É verdade, Melanie não está mais na Virgin Records, mas foi uma separação amigável. Ela já está trabalhando num novo material que esperamos para ser lançado no próximo ano (2004). Sobre assinar um novo contrato com uma gravadora, eu posso confirmar que ela não vai aceitar o primeiro contrato oferecido – ela vai ter cautela. Ela está muito feliz no momento e otimista sobre seu futuro e carreira“.
Em 6 de janeiro de 2004, um comunicado apareceu no site oficial, dizendo que Melanie não pretendia assinar contrato com outra gravadora. Com isso, os rumores de que Mel montaria uma gravadora independente chamada C Records começaram a invadir a mídia.
Poucos dias depois de seu aniversário de 30 anos, Mel anunciou no site oficial que começaria a escrever um novo álbum a ser lançado por sua própria gravadora. Melanie já havia montando uma Companhia de Profissionais chamada Red Girl Production desde 1999 e baseado nisto, novos rumores sobre o nome da gravadora apareceram.
Dia 5 de abril de 2004, Mel anucionou em seu site oficial que o nome da gravadora seria realmente Red Girl Records e que em junho ela sairia em turnê pelos clubes Barfly no Reino Unido. Ela disse: “Mesmo que eu tenha ficado triste de deixar a Virgin Records depois de tanto tempo, definitivamente era hora de mudar. Foi muito divertido trabalhar com todos lá e eu fiz alguns amigos muito bons, mas agora eu sou uma garotona e já é hora de assumir mais responsabilidades, como ter a minha própria gravadora!“
2005-2006
O site oficial divulgou, no dia 20 de janeiro de 2005, o título do álbum, Beautiful Intentions, e do primeiro single, Next Best Superstar, incluindo as datas de lançamento. As datas da primeira turnê de Beautiful Intentions são anunciadas (mais tarde, foram adicionados 3 shows na Alemanha) e o show na Ucrânia (cancelado no ano anterior) é re-agendado para junho.
Em 11 de fevereiro de 2005, Melanie se apresenta em um concerto no Philharmonic Hall em Liverpool, para arrecadar dinheiro para ajudar as vítimas do Tsunami.
Dia 4 de abril de 2005, o single Next Best Superstar foi lançado, recebendo boas críticas e estréiando na 10º posição na primeira semana, ótima colocação para uma artista independente, que havia pago toda a gravação, fabricação, distribuição e divulgação do álbum e em 11 de abril de 2005, o terceiro álbum solo de Melanie C, Beautiful Intentions, é lançado no Reino Unido.
Em julho, Mel anuncia que o 2° single de Beautiful Intentions, “Better Alone”. O álbum “Beatiful Intentions” e os singles “Next Best Superstar” e “Better Alone” vão sendo lançados gradativamente em alguns países europeus, asiáticos e na Austrália.
Mel C anúncia em seu site oficial o lançamento de um novo single “First Day Of My Life, até então desconhecida, a música seria tema principal da novela alemã “Julia Wege Zum Glück”, assim sendo lançado só na Alemanha, Suíça e Áustria. First Day Of My Life ficou no #1 lugar nos países onde foi lançados, com o enorme sucesso, Mel C resolve lançar o single nos países da Europa onde já tinha lançado seu álbum (exceto no Reino Unido), a música fez muito sucesso na Europa chegando no TOP 5 dos singles mais vendidos do continente, trazendo o álbum “Beautiful Intentions” de volta aos TOP 5 de vários países.
Beautiful Intentions é lançado em Portugal onde fica no #1 lugar por sete semanas consecutivas. Mel decide não lançar mais nenhum single do álbum, apenas relança “Next Best Superstar” e Better Alone pela Europa, e fez uma versão em francês de First Day Of My Life (Je Suis Née Pour Toi).
Beautiful Intentions vendeu mais de 900.000 cópias só na Europa. Com muito atraso Beautiful Intentions foi lançado no Japão, distribuído pela Treasure Music e teve apenas um single promocional diretamente para as rádios, Let’s Love que obteve críticas razoáveis por lá.
Em 16 de Agosto de 2006 Mel anuncia no seu site oficial que as filmagens do seu 1.º DVD, Live Hits serão realizadas no dia 31 de Agosto no The Brigde SE1, em Londres com ingressos limitados. Os ingressos foram rapidamente esgotados por fãs que vieram de vários países do mundo para ver o espetáculo. O DVD estréia em #10º no chart de DVD’s Musicais da Inglaterra, depois o DVD é lançado pela Europa, Ásia, Austrália, Portugal, Rússia e Suíça.
2007-2008
O ano começou com ótimas notícias: dia 18 de janeiro, Melanie anunciou através do seu site oficial que ela lançaria não um, mas dois singles novos em março: a balada The Moment You Believe (na Alemanha, Suíça e Áustria) e a regravação da música I Want Candy, originalmente lançada pelos The Strangeloves (no Reino Unido). Enquanto The Moment You Believe seria tema de divulgação do programa de TV alemão “Nur die Liebe zählt”, I Want Candy estaria na trilha sonora do filme de Carmen Electra de mesmo nome.
Depois de muito dizer não, Mel acabou aceitando se unir a Melanie B, Emma Bunton, Victoria Beckham e Geri Halliwell, ou seja, as Spice Girls, as meninas anuciaram a volta/despedida em 28 de junho de 2007.
Surpreendendo os fãs da sua carreira solo, dia 6 de julho, Melanie anunciou outro projeto paralelo: ela cantaria a música da propaganda do Pro7 Starforce, na Alemanha. Ela compôs a nova canção, We Love To Entertain You com o seu guitarrista Greg Hatwell e voou para Salzburg, na Áustria, para filmar as propagandas.
Em agosto, Melanie viajou para a Polônia, Bélgica, Holanda e Portugal para divulgar This Time. Durante os seus dias em Amsterdam, ela foi ao Hanky Panky fazer uma nova tatuagem, 7 anos após a última. Ela fez outra estrela, agora no seu antebraço esquerdo, representando This Time.
O single This Time foi lançado dia 12 de outubro, mas, infelizmente, a versão alternativa de Understand que seria b-side foi substituída pela versão do álbum, devido a um erro no estúdio de masterização. No momento em que esse erro foi descoberto, era tarde demais para repor o estoque. Então Melanie e sua equipe decidiram que a coisa certa a se fazer seria disponibilizar a canção para ser baixada de graça no seu site oficial. O single estreou em número 69 na Alemanha.
Dia 27 de outubro, Melanie C chegou à Los Angeles para ensaiar com o resto das Spice Girls.
Em 2008, após 3 meses de percurso e vários shows extras adicionados na agenda, a turnê acabou mais cedo e três países, como por exemplo, a Argentina, não tiveram o show. A razão dada pelas Spice Girls para o fim antecipado foi que necessitavam de voltar para a beira das familias e que o tempo que passaram juntas novamente foi muito bom.
Melanie começou uma turnê pelo Canadá, local onde filmou o single Understand.
E é numa notícia do seu site oficial, após muitos rumores, que Melanie confirma a sua gravidez, fruto da sua relação com o construtor britânico Thomas Starr.
—————————————————————————————————————————————-
Discografia
- Northern Star -1999
- Reason – 2003
- Beautiful Intentions – 2005
- This Time – 2007
—————————————————————————————————————————————-
Turnês
- 1999: From Liverpool to Leicester Square
- 2001: Northern Star World Tour
- 2003: Reason UK and Ireland Tour
- 2004: Barfly Tour
- 2005: Beautiful Intentions European Tour
- 2008: This Time Canadian Tour
Créditos: Viva Spice Girls .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Tudo bom? Sejam bem vindos ao blog Melanie C no Brasil.
Hello! How are you? Welcome to the Melanie C in Brazil Blog.
Fique à vontade para deixar um comentário, mas não se esqueça respeitar.
Feel free to leave a comment but don't forget to respect.
Caso seu comentário seja na opção anônimo, identifique-se ao comentar.
Muito obrigada!